terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Tratamentos de Inverno em pomares de folha caduca

Quando termina e Verão e começa o Outono vêm as chuvas e o frio e a natureza começa a preparar-se para entrar em repouso: alguns parasitas das plantas vão-se reproduzir e constituir as suas formas de hibernação; algumas plantas vão perder as folhas. Por isso, é fundamental actuar nesta fase e impedir ou diminuir as formas hibernantes dos parasitas (que poderão infectar a planta aquando da rebentação da Primavera seguinte), assim como proteger as feridas deixadas pelo local de onde as folhas se desprendem das plantas, bem como outras feridas, feridas essas que podem ser portas de entrada dos parasitas para dentro da planta. Desta forma, é importante realizarem-se alguns tratamentos, que abaixo se indicam:

1º tratamento: Início das chuvas de Outono, a partir de final de Setembro, no máximo até final de Outubro se não houver chuva, com um produto à base de Captana ou Mancozebe ou Tirame.


2º Tratamento: De meados de Novembro a meados de Dezembro, quando mais de metade das folhas tiverem caído, com um produto à base de cobre (Kocide, ou Cupravit, ou Calda bordalesa)


3º Tratamento: A seguir à poda (Janeiro/Fevereiro) – utilizar um produto à base de cobre e o mais possível logo após a poda (quando a poda demora vários dias, e, principalmente, quando se prevê chuva, há interesse em tratar, entretanto, as árvores já podadas antes de terminar de podar as restantes).


4º Tratamento: Um pouco antes da rebentação das plantas, cerca de uma semana antes (ter em atenção que umas espécies rebentam primeiro que outras) – utilizar uma mistura de Óleo de Verão e insecticida (400ml de óleo de verão + 20ml de Pirifos para 10 litros de água). Este tratamento é fundamental para combater as formas hibernantes de insectos e diminuir, assim, a intensidade dos ataques que se podem verificar na altura da rebentação e durante todo o período vegetativo.



Jorge Rafael

1 comentário:

Miriam Campos disse...

Caro Jorge Rafael, como posso entrar em contacto com a AGROCOL? Sou doutoranda da Universidade de Lisboa e gostaria de entrar em contato com esta associação. Poderia enviar um e-mail para miriam1g@hotmail.com? Obrigada!